Aproveite a campanha!

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

CLENBUTEROL

Há algum tempo atrás reuni várias informações sobre o famoso Clenbuterol, inclusive fiz a utilização do mesmo e os resultados foram conforme o esperado. Antes de tudo, vou postar a descrição do produto e algumas informações que acredito serem indispensáveis para quem quer utilizar o mesmo, e vale a pena lembrar, não estou indicando o uso do Pulmonil, apenas esclarecendo dúvidas e expondo experiências próprias!
Seguem abaixo as informações:
O Clenbuterol é um ß-2 (Beta) agonista que é usado clinicamente como bronquiodilatador no tratamento de asma, devido sua meia vida longa de aproximadamente 35 horas (1) não é aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). È um estimulante do sistema nervoso central com características similares da adrenalina, tem efeitos colaterais similares de outros estimulantes do SNC como a efedrina.

Como usar o Clenbuterol?

A dosagem usual é entre cerca de 40-120 mcg/dia, normalmente é usado de forma crescente, durante quinze (15) dias e depois um descanso de mais 15 dias. Isso é feito para que se possa ter controle dos efeitos colaterais, na prática ficaria mais ou menos assim:

1º dia 20mcg/dia
2º dia 40mcg/dia
3º dia 40mcg/dia
4º dia 40mcg/dia
5º dia 60mcg/dia
6º dia 60mcg/dia
7º dia 60mcg/dia
8º dia 80mcg/dia
9º dia 80mcg/dia
10º dia 80mcg/dia
11º dia 100mcg/dia
12º dia 100mcg/dia
13º dia 100mcg/dia
14º dia 120mcg/dia
15º dia 120mcg/dia
16º dia 120mcg/dia

Esse é apenas um exemplo, não é necessário chegar-nos 120mcg/dia e nem é o máximo que se pode usar, tudo vai de acordo com a aceitação dos efeitos colaterais. Para mulheres a dosagem entre 40-80mcg/dia é mais comum ser usada, os efeitos colaterais são os mesmos.

Essa é a maneira mais efetiva?

Sim uma delas, alguns questiona sobre usar 2on 2 off (com dois dias de descanso), porém como já citado a mv do clenbuterol é de 35hrs aprox., fazendo que nesses 2 dias de descanso não fossem suficientes para uma nova regulação dos receptores.
Esses 15 dias também não são precisos, pois a inativação dos receptores adrenérgicos ß-2 pode ocorrer antes ou depois desse período, vai depender de cada um, não tem como se precisar.
Quais são os Colaterais mais comuns?
Os mais comuns são tremores nas mãos, enxaquecas (dores de cabeça) e insônia e taquicardia, também é bem comum câimbras que está relacionada a uma baixa na concentração de potássio.
Para minimizar esse efeito deve se intensificar a ingestão de potássio através de alimento ou mesmo na suplementação caso for necessário.
Se caso usar algum diurético a hipocalemia (falta de potássio) pode ser intensificada tornando os cuidados ainda maiores.
No caso de usar ECA ou suplementos a base de algum outro estimulante do SNC (efedrina, cafeína, etc..) os outros sintomas podem se potencializar, necessitando de cautela em seu uso.

Clenbuterol é um anabólico?
Nada comprovado em humanos, essas afirmações provém de estudos realizados em animais onde houve elevação dos níveis de IGF-1, porém além dos estudos serem feitos com animais onde a dosagens era inúmera vezes superior à usada na sugestão de uso acima.

Preciso usar alguma proteção?
Pode aumentar a ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, tomate, Batata, Beterraba, etc..). Ou mesmo suplementar com potássio para evitar as câimbras e outros colaterais relacionados à baixa concentração de potássio.

Ouvi falar sobre usar cetotifeno junto, O que é isso?

Cetotifeno é um anti-histamínico usado no tratamento de reações alérgicas de asma e bronquite em nosso caso ele restaura a resposta beta-adrenérgica, possibilitando que possa estender o uso do clenbuterol por mais algum tempo, suas dosagens variam entre 2-4mg/dia.

Clenbuterol+ECA? 

O uso de clenbuterol + ECA de forma alternada em nada contribui para a diminuição do efeito betamimetico de ambos os produtos. O uso de 2 betamimeticos só se justifica em casos de emergência onde o paciente entra em PS sem informar que usa agonista b2 de forma crônica...

A taquifilaxia (a capacidade dos receptores de mudar a configuração alostérica tridimensional. Ou seja, eles se "escondem"... Quando a concentração de algo está muito alta, e o corpo quer se defender, ele lança mão de alguns mecanismos. Um deles é esconder o receptor, diminuindo a resposta e a afinidade pela substancia em questão) é inevitável, logo, o uso mais apropriado seria 15 dias on 7 dias Off (sugerido), sem o aumento estúpido de dose (acima de 4 ml, resposta abaixo).

Sei que isso parece chocante, mas o que se pretende provar é que o uso 15 ON e 7 Off vai promover uma perda maior do que 15 on 15 off clen + ECA.

A efedrina, diferentemente do clenbuterol, não é um beta-2 específico, logo ela não possui alta afinidade com os receptores.
O que acontece é que sempre que uma droga que possui grande afinidade com sua célula receptora é utilizada em demasia (ou por longos períodos), seus citos receptores tendem a tornar-se "resistentes" e o problema é exatamente esse: Se a efedrina fosse beta 2 também, ela ficaria sozinha sem efeito, mas como ela pega beta e alfa, significa que ela vai ser direcionada todinha para efeito alfamimetico. Isso significa VASOCONTRICCAO, ou seja diminuição do aporte de oxigênio pro músculo, levando a hipertensão e aumento da produção de acido lático... (supondo que ambos fossem usados juntos). Como o uso quase não ocorre, o que poderíamos notar é uma diminuição da eficiência do produto. NINGUÉM usa (ou quer usar) o efeito a2 da efedrina, pois ela tem MAIOR afinidade por B que alfa, mas mesmo assim gera resposta ALFA, por isso eu sempre falei que ECA é mais perigoso que CLEN, pois CLEN pega apenas a questão pulmonar-arvore brônquica.

Outra coisa, afirmar que a taquifilaxia não vai acontecer é bobagem. Pois se vc pensar somente um pouquinho e perguntar pra sua mãe o que ela usava pra sua bronquite ou asma ou tempo seco na sua infância ela vai falar (ATROVENTE E BEROTEC) Fenoterol E Ipatropio (Beta 2 E anticolinérgico). Essa mistura é feito porque o beta 2 sozinho sofre tolerância (taquifilaxia dos receptores) muito rapidamente e o anticolinérgico não.

Além disso, é sabido que não é necessária alta afinidade para que a mudança de conformação tridimensional (através da mudança das pontes dissulfeto da proteína que faz o receptor) do receptor ocorra. Basta uma substancia de baixa afinidade em alta concentração e aí está à explicação do porque não se pode subir a dose rápido demais.

Na verdade sugeri 15 on 7 off, pro pessoal que precisa perder peso mais rápido e pra evitar o therma pro no período OFF do clen. Quem tava fazendo só clen 15 on 15 off e gostou dos resultados, pode continuar, pois quanto maior o período off, melhor vai ser a resposta no próximo período ON (salvo exageros).

O problema é o seguinte... Se vc começar a usar o clen hoje, e começar com 4 ml, vc encharca os receptores de betamimeticos e o corpo em desespero grita: "Ohh, meu, para de apelar... Vou me esconder e só saio quando essa bagunça acabar", e o receptor de esconde diminuindo significativamente a resposta ao fármaco. Por isso deve -se iniciar com 1 ml, e vagarosamente subir para 4 ml..Essa dose pode fazer milagres se bem utilizada.Uso adequado do clen irá trazer só benefícios desde que não passe de 4 ml.

O pulmonil é um produto a base de clenbuterol. A questão dos efeitos adversos é real, como disse é muito comum em fármacos antiasmáticos. Quem aqui nunca fez nebulização quando criança. Era um beta2 que vc estava usando.O porque dos efeito adversos é complicado explicar, mas envolve basicamente mecanismo de bronco dilatação, redução do muco brônquico e relaxamento do diafragma, com isso o aporte de O2 aumenta, gerando leve alcalose, que vai levar os rins a gerar menos íon bicarbonato. Além disso, ocorre o efeito de aceleração cardíaca e aumento do debito cardíaco (por causa do efeito inotrópico e cronotrópico positivo). No entanto, é ai que mora o mito, muito sacham que a tremedeira do clen é pior que a efedrina, mas como expliquei anteriormente, a efedrina não é seletiva, isso significa que ao invés de fazer tremer que nem bambu verde, ela aumenta a pressão arterial, e a hipertensão é silenciosa, vc não sente até que exploda uma veia na sua cabeça. Então, se for fazer a escolha, use um fármaco com anos e anos de experiência, bem conhecido e tolerado, ao invés de usar algo que já foi banido em muitos países e que causou alguns graves acidentes, isso porque todos nós sabemos que dificilmente alguém se mantém usando doses abaixo de 32 de Efedrina.

Existem relatos que adultos com uso interruptos de doses entre 160 a 200 mcg tiveram hipertrofia cardíaca. O mesmo acontece com usuários de efedrina nas doses de 70 - 80 mg/dia. Esse (efeito é esperado quando se usa beta agonistas em salbutamol, fenoterol, salmeterol, efedrina, etc.). Essencialmente esse efeito aparece em pacientes crônicos que apresentam tolerância ao medicamento e tendem (por si só) a usar o antiasmático de qualquer jeito e em casos de hepatite alcoólica recidivante tratada com efedrina.

Vale ressaltar que pra quem tá começando o interessante é fazer 15 on e 15 off, pra se acostumar à droga. Acho que o ideal seria fazer 2 ciclos 15 on 15 off, uns 2 meses parados e ai começar o 15 on 7 off... Mas só vale apenas fazer o 15 on e 7 off, se o 15 on 15 off não renderam legal pra você. Marque seus objetivos, cuida de alimentação, não ultrapasse a dose de 4 ml, se alimente com boas fontes de potássio (ou use suplementos de potássio como o SLOW-K) e só faca o tempo necessário. Nada de transformar (em subterfúgios da festa no final do mês)

Desculpe por não poder ser objetivo em aspectos tão importantes de terapêutica medicamentosa. Mas a dose de 80 mcg é máxima e ótima. Aumenta-se apenas para refratários ou recidivas agudas (especialmente DPOC idoso).

Faltou mencionar a respeito da dose 2 on 2 off: ela funciona sim, mas os efeitos são reduzidos e indicados para perdas lentas e em longo prazo, visto que, esse esquema posológico inibe a taquifilaxia em alto grau. No entanto, o tempo e observações mostram que na fase pré contest, não se pode esperar 3 a 4 meses pra secar. O efeito tem que ser rápido, por isso a dose passou a ser de 15 on 15 off. Não obstante, a dose usada na recuperação de atletas com lesão muscular também obedece ao ciclo 15 on 15 off, e isso foi observado nos últimos anos em ensaios com atletas de ponta lesionados em recuperação para evitar o catabolismo e a perda de massa magra, processo onde o ciclo 2 on 2 off mostrou-se inefetivo. Claro que o 2on2off é muito seguro, mas o tempo mostrou que o protocolo mais longo remete a um ótimo perfil segurança/risco, tendo tornado as tentativas de 2 on 2 off completamente obsoletas.

SEMPRE observando o limite de 4 ml.Se passar disso, os receptores entram em taquifilaxia tão rápido que acaba que o resultado em médio prazo (2 semanas) pode ser menor que o com doses inferiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário