Aproveite a campanha!

terça-feira, 25 de setembro de 2018

As diferenças de utilizar a biomecânica corretamente na musculação

Aprenda quais são as vantagens em você utilizar correctamente a biomecânica nos exercícios de musculação e conheça alguns exemplos!


A biomecânica se refere a ciência da acção física da vida, ou seja, da forma como tal movimento ocorre. Podemos entender a biomecânica como capaz de estudar o movimento em seus mínimos detalhes (externos, não fisiológicos), tornando seu grau de precisão extremamente alto e complexo. A biomecânica ainda, pode se preocupar com a iteração entre músculos diversos em um dado movimento, o que é bastante conveniente, pois dificilmente executamos quaisquer acções de maneira singular com um músculo, muitas vezes utilizamos um músculo em uma acção directa e outro indirectamente, como auxiliar.

Neste artigo iremos entender melhor quais são as vantagens em seu usar a biomecânica correta nos exercícios de musculação, coisa que muitos praticantes costumam negligenciar e fazem de “qualquer maneira”.

A biomecânica aplicada à musculação

Sabendo a base do que é a biomecânica, talvez fique mais fácil compreender que ela pode interagir diretamente conosco na musculação. Cada movimento de cada exercício requer princípios corpóreos os quais devem ser exigidos para obter a efetividade daquele exercício e/ou movimento. Mais precisamente, diria ainda que cada fase de cada movimento requer isso.
Por exemplo: Imaginemos a remada sentado na máquina com pegada pronada. Simplesmente “puxar o peso” faz com que você trabalhe muito os bíceps e por mais ativados que possam acabar sendo os músculos dorsais (em especial os romboides, redondos e o próprio músculo dorsal), eles não são atingidos completamente, menos ainda em sua completa extensão. Do contrário, deveríamos começar o movimento não “puxando o peso”, mas sim fazendo a adução escapular, posteriormente ir contraindo os ombros e então começar a puxar o peso, a fim de esmagar os músculos alvo, usando os bíceps apenas como coadjuvantes no movimento. Nesse caso, estamos falando de uma correção de um movimento antes executado inadequadamente.
Agora, imaginemos um leg press tradicional 45º. O indivíduo o realiza com as pernas um pouco afastadas, na largura dos ombros, aproximadamente, com os “pés de pato” (para fora). Esses pés são posicionados na parte superior da plataforma, com maior sobrecarga sobre os calcanhares. Faz a amplitude completa e executa corretamente o movimento. Seus quadríceps são ativados e seus posteriores de pernas também. Entretanto, digamos que ele queira trabalhar mais os quadríceps, deixando os posteriores de pernas menos em ação. O que deveria ser feito? Talvez, aproximando as pernas um pouco mais, posicionando-as com os pés mais retos e com as pernas mais baixas na plataforma, conseguiremos essa finalidade. E o movimento não está sendo corrigido, mas executado de uma maneira diferenciada.
leg-press-execucoes-diferentes
Neste segundo caso, evidenciamos uma modificação na forma de executar determinado exercício a qual não foge de padrões aceitáveis e, no entanto, proporciona o trabalho que queremos.
A manipulação que a biomecânica pode fornecer na musculação é muito vasta. Muitas vezes, pequenas modificações na forma de se realizar um exercício podem proporcionar trabalhos singulares, como a utilização de calços para melhorar a amplitude do agachamento de indivíduos com os membros inferiores alongados. Da mesma forma, é bastante peculiar a correção que a biomecânica permite de movimentos inadequados, o que é interessante não só para se trabalhar o músculo de maneira eficaz, mas principalmente para prevenir lesões, entre outros.

Os resultados de não conhecer a biomecânica

A maioria dos profissionais tem em mente simplesmente o movimento em si de um ou de todos os exercícios, seja da musculação ou de outro esporte qualquer. Entretanto, a partir do momento que se passa a considerar unicamente como válido esse quesito, sem levar em conta o que há por trás desse movimento, perde-se muito, na maioria dos casos, passando-se a executar o movimento inadequada-mente.


Quantos são os profissionais que se atentam para a adução escapular durante o agachamento livre ou o levantamento terra? Quantos são os profissionais que entendem que o levantamento terra deve ser um movimento não de arqueação da região lombar, mas de estabilidade? Quantas vezes entendemos a rosca francesa sentado com halteres como um movimento de empurrão para cima e não simplesmente de locomoção do peso acima da cabeça utilizando os deltoides frontais? E quantos ainda consideram detalhes fundamentais como a contracção abdominal com elevação pélvica no crunch abdominal com cabos?
Esses parecem detalhes muito pequenos e irrelevantes, mas na verdade são o que proporcionarão a efectividade do movimento e uma continuidade. Caso esses itens estejam por faltar, o resultado pode ser desde um movimento inadequado até a falta de capacidade de realizar o movimento de maneira completa. Isso, sem contar a falta de estabilidade que pode ocorrer na execução, podendo gerar acidentes e lesões.

As particularidades biomecânicas

biomecânica pode auxiliar em necessidades bastantes específicas. Lembro-me em um Workshop com o atleta Eduardo Correa explicando sobre o posicionamento diferenciado de seus punhos e de seus braços na extensão de tríceps na polia com cabo devido a ruptura no tendão do cotovelo que ele tinha tido antes de fazer a reconstrução por meio cirúrgico. Com aquela forma de executar o movimento, peculiar, porém que tornava-o possível para o atleta, ele imprimia carga suficiente e evitava quaisquer sobrecargas no deltoide, o que era muito eficaz. O mesmo atleta ainda, por lesões no braquiorradial, costumava realizar algumas pegadas específicas no treinamento de dorsais, a fim de minimizar o impacto local.
Quando observamos Ronnie Coleman, Jay Cutler ou outro atleta desse nível executando a rosca francesa com as duas mãos e halteres para os tríceps, podemos ver que seus cotovelos permanecem abertos. Mas, sendo mais eficaz realizar o movimento com os cotovelos fechados, por que eles assim o fazem? Apenas para imprimir mais carga? Não… A realidade é que os dorsais desses atletas possuem um tamanho absurdo, o que torna não só desconfortável, mas impossível que fechem por completo seus cotovelos. Assim, para executar o exercício, é necessário essa adaptação.
Eu mesmo alguns tempos atrás, executando extensões de tríceps por trás da cabeça com barra e sentado, fui orientado a realizar uma pegada mais aberta, para minimizar o desgaste no epicôndilo medial. O resultado foi que senti JUSTAMENTE DESCONFORTO. Voltando a realizar o exercício com a pegada das mãos mais aproximadas, o problema se resolveu.
Dessa forma, pode-se entender a biomecânica não é só como algo generalizado, mas específico. Claro que não devemos confundir esse “específico” com “fazer o exercício do nosso jeito” e deixar de corrigir erros com a justificativa de que seu corpo é assim. Pense na linha de bom senso!
Conclusão:
A biomecânica é uma aliada importante do treinamento de quaisquer modalidades, mas especificamente da musculação, permite observar as generalizações e particularidades necessárias para atender as necessidades individuais de cada pessoa. Dessa forma, torna-se fundamental uma boa orientação a fim de fazê-lo capaz de superar seus limites de maneira eficaz e principalmente segura, fugindo do risco de possíveis acidentes, lesões e problemas crônicos.
Vantagens em usar biomecânica correta:
  • Prevenções de lesões;
  • Melhor trabalho isolado;
  • Maior intensidade de treino;
  • Precisão e segurança;
  • Trabalhos específicos sob necessidades individuais especiais.

Lembre-se que a individualidade do corpo conta muito e a excelência de quem o instrui e de seus próprio conhecimento são passos fundamentais para garantir bons resultados, e resultados esses sólidos.
Bons treinos.
Artigo adicionado por, Fernando Soares



Dieta Musculação Hipertrofia: Cardápio

1. Ovos – ômega-3

Ovos têm sido difamados por anos como a criança em pôster com alimentos entupindo suas artérias; Mas uma pesquisa mais adicional sobre o papel do colesterol dietético e doença cardíaca mostra que na maioria das pessoas os dois não estão ligados.
Ovos são o centro das atenções como um alimento de saúde; Mas eles também são uma fonte séria de comida para a musculação
O colesterol encontrado na gema de ovos serve como andaime para hormônios esteroides e ½ que uma grama de leucina por ovo é como atirar gasolina no fogo do edifício dos tipos de músculo.

Dieta Musculação Hipertrofia Como Fazer para Ganhar Músculos


2. Nozes

Nozes são uma obrigação para qualquer “hardgainer” lutando para engordar. 30 gramas de caju ou amêndoas contém 150-170 calorias de alta qualidade.
Nozes são a combinação perfeita de proteínas, gorduras e fibra que lhe permite obter as calorias extra que você precisa sem tê-las como dobras em sua cintura.
Nozes são também extremamente portátil, tornando-as a coisa perfeita para fazer um lanche durante o dia, se você precisa aumentar sua ingestão de calorias.

3. Shake de proteína

Um shake de proteínas e carboidratos deve ser a pedra angular de seu programa de musculação.
Beber um shake composto por proteínas e carboidratos antes de seu treino prepara o corpo para o uso de crescimento e nutriente muscular ideal.
Pesquisa de várias universidades mostra que esta combinação de nutrição alimentar coloca as quebras na ruptura muscular em excesso, tomadas de síntese de proteínas, rapidamente recarrega o músculo do corpo humano e armazena energia.
Aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, até regula o transporte de creatina e melhora a habilidade de processar e usar os hidratos de carbono por horas após o treino do seu corpo.

4. Queijo cottage

Queijo cottage contém uma alta proporção de caseína, a proteína de leite digestão lenta.
Quando você come caseína os níveis de amino ácido do sangue sobem lentamente e permanecem elevados por mais tempo do que se você comesse soro de leite (ou outra proteína de lácteos).
Queijo cottage também contém culturas vivas, que são bactérias boas, o que vai ajudar você a varia e absorver todos os nutrientes que você precisa para obter músculos.

5. Grão-de-bico

Grão de bico deve ser sua fonte de carboidratos a qualquer momento de escolha.
Se você está tendo problemas para ficar grande e ficar magro, substitua alguns dos grãos em sua dieta e arroz com grão de bico.
Este versátil feijão contém 45 gramas de carboidratos, juntamente com 12 gramas de fibra.

6. Carne magra

Carne de vaca contém formadores de músculos, cocktail de proteína embalada com amino ácidos essenciais, vitaminas do complexo B e creatina.
Carne bovina também contém uma mistura de gordura saturada, que pode suportar os níveis de testosterona saudável e gordura monoinsaturada, de integridade do coração.

7. Frango assado

Frango assado deve ser seu alimento do músculo de emergencia. Disponível em quase todos os supermercados, frangos no espeto fornecem proteína prontamente disponível de alta qualidade.

8. Lentilhas

Lentilhas devem ser sua arma secreta de massa de construção. Uma xícara de lentilhas cozidas contém 18 gramas de Proteínas e 40 gramas de carboidratos de qualidade e digestão lenta.
Elas também são muito baratas e têm uma vida útil longa. Elas cozinham em apenas 10 minutos e podem ser adicionadas e misturadas com arroz integral, polvilhado sobre uma salada ou comido como um prato lateral de autônomos.

9. Salmão

Salmão contém proteína de alta qualidade e as gorduras de ómega-3 de cadeia longa EPA e DHA.
Essas gorduras omega-3 são mais conhecidas por sua capacidade de melhorar a saúde cardíaca, mas elas também inibem a ruptura muscular aumentando a capacidade anabólica de aminoácidos.
Se você não gosta de comer peixe, em seguida das refeições, certifique-se de tomar um suplemento de óleo de peixe para colher esses benefícios.

10. Produtos lácteos fermentados

Kefir é o complemento perfeito para qualquer bomba de liquidificador, proporcionando vantagens nutricionais distintas sobre a Agua ou leite normal de musculação.
Se você normalmente usa água em seus shakes, 1 xícara de kefir adicionará 150 calorias de sua dieta.
Comparado ao leite normal, kefir permitirá sua refeição ser digerida mais facilmente devido à presença de probióticos (bactérias boas até 10 bilhões por xícara).
Estas bactérias saudáveis ajudaram a manter seu sistema digestivo funcionando em condições de pico para que ele possa avaliar e assimilar a quantidade máxima de calorias e nutrientes de suas refeições.

>> CARDÁPIO FRANGO E BATATA DOCE


CAFÉ DA MANHÃ
  • Opção 1: 02 torradas integrais,01 col sobremesa de requeijão light, 01 taça de salada de Frutas, 01 col sobremesa de farinha de Aveia
  • Opção 2: 02 fatias de pão de forma integral, 01 fatia de mussarela, 01 fatia de presunto, 01 copo de suco de laranja natural
  • Opção 3: 05 bolachas integrais, 01 col sobremesa de geleia diet, 01 fatia de queijo Minas
  • Opção 4: 01 copo de leite de soja, 01 col sopa de granola, 01 banana

LANCHE DA MANHÃ
  • Opção 1: 01 danoninho
  • Opção 2: 01 fatia de melancia
  • Opção 3: 01 copo de suco de caju
  • Opção 4: 01 copo de suco de maracuja 

ALMOÇO
  • Opção 1: 01 escumadeira de asinhas de frango, com mandioquinha e batata doce, 02 col sopa de macarrão, 01 concha pequena de feijão, 01 fatia de abacaxi
  • Opção 2: 02 pedaços de frango assado com laranja e batata doce, 02 col sopa de arroz integral, 01 concha pequena de feijão, 02 col sopa de abobrinha refogada
  • Opção 3: 01 porção de cestinhas de batata doce com frango, 01 escumadeira de arroz integral, 02 col sopa de grão de bico, 01 pires de salada de agrião refogado, alface e tomate
  • Opção 4: 01 prato de sobremesa de salada de batata doce e frango,02 col sopa de arroz branco, 01 concha pequena de feijão, 01 pires de salada de espinafre e rúcula

CAFÉ DA TARDE
  • Opção 1: 01 copo de leite desnatado, 01 col sobremesa de achocolatado diet
  • Opção 2: 01 unid de iogurte natural
  • Opção 3: 01 copo de vitamina de frutas
  • Opção 4: 02 fatias de pão de forma integral, 01 fatia de peito de peru

JANTAR
  • Opção 1: 01 prato de sopa de frango e batata doce
  • Opção 2: 03 unid de bolinho de batata doce com frango desfiado
  • Opção 3: 01unid coxinha de batata doce com recheio de frango
  • Opção 4: 02 torradas integrais, 01 unid hambúrguer de frango com batata doce

CEIA
  • Opção 1: 01 taça de mousse de limão
  • Opção 2: 01 pêra
  • Opção 3: 1/2 manga
  • Opção 4: 01 unid pêssego

Gordura no Estômago – A Gordura Abdominal

Uma grande barriga principalmente como a acumulação inicial de gordura abdominal, e também em menor grau a falta de tonicidade dos músculos abdominais.
Como o seu nome sugere, a gordura abdominal é no estômago, no interior do abdômen.
Seu hábito de desenvolver mais frequentemente em homens que em mulheres.
Na verdade, nos homens, a gordura tende a desenvolver-se na parte superior do corpo (abdomen, peito, ombro).
Fala-se de gordura androide.
Homens e mulheres não são iguais no ganho de peso.
Para as mulheres, as células de gordura tendem a se acumular na área de nádegas, coxas.
Note-se que, por razões hormonais, as mulheres após a menopausa, são susceptíveis de acumular gordura na região abdominal, se elas ganham peso.
E elas podem ter uma barriga maior.
Os homens, porém, são sujeitos de benefícios para o acúmulo de gordura abdominal, particularmente em torno da idade de 30-40 anos.
Por isso, é importante que eles estejam atentos a esta localização da gordura que podem ser perigosos para a saúde, se a barriga fica muito grande.

A gordura do Estômago – A Gordura Abdominal: Causas

Para a saúde, o ideal é ter um tamanho da cintura que não exceda 94 cm nos homens e 80 cm para as mulheres.
Além disso, existem riscos de desenvolver problemas metabólicos e cardiovasculares.
Note-se que outros parâmetros estão envolvidos no aparecimento de risco cardiovascular:
O excesso de peso, sedentarismo, diabetes, tabagismo, pressão arterial elevada, anormal de lipídios no sangue (colesterol, triglicérydes).
Um grande ventre são causas comuns de ganho de peso, relacionado a uma dieta muito rica, falta de atividade física, a predisposição genética para ganhar peso, hormonal de fatores relacionados com a idade.
Além de 102 cm nos homens e 88 cm para as mulheres, o risco cardiovascular realmente aumenta, especialmente se outros parâmetros não são muito bons (biológica hipertenção).
E vai ser aconselhável para o bem do paciente assumir a responsabilidade de reduzir o seu excesso de peso.
Esta gordura localizada no abdome é mais perigosa do que a gordura subcutânea distribuídas por todo o corpo, porque o tecido adiposo “intra-abdominal” promove uma condição inflamatória do organismo, e alteração dos vasos, incluindo as do coração.
Isto pode também conduzir a resistência à insulina que, ao longo do tempo, poderia perturbar a regulação de triglicerídeos e açúcar no sangue.
Assim, a gordura abdominal pode ser um fator de risco da diabetes e de doenças coronárias e vasculares (angina, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral).
Além de um possível excesso de peso ou obesos, a medida da circunferência da cintura, é, portanto, um dos elementos-chave para o médico verificar o tratamento adequado e saudável do paciente.

A Gordura do Estômago – A Gordura Abdominal: Tratamentos

Processamento e gestão do excesso de gordura abdominal, é feita pela primeira vez por regras.
Em caso de excesso de peso, os médicos medem a circunferência da cintura.
A gordura abdominal é ainda um aspecto positivo: mistura-se mais facilmente do que a gordura do corpo.
Em suma, se os homens querem perder peso e perder a barriga, é mais fácil para eles do que para as mulheres que desejam perder seu peso extra.
Os dois principais fatores para perda de peso eficaz:
A comida: ela deve ser equilibrada e saudável.
Para fazê-la, não deve comer entre as refeições;
Abusar de frutas e vegetais;
Evitar alimentos gordurosos (croissants e carnes gordas) reduzir porções sem ser frustrado, contudo, evitando a sensação de fome durante o dia.
Atividade física: para combater o sedentarismo, a atividade física deve ser realizada, em média, 3 sessões de pelo menos meia hora por semana.
Este tratamento é tão eficaz.
Também pode realizar exercícios regulares para bem muscular seu abdome.
Mas não há necessidade tanto para chegar a um regime draconiano
De fato, perder entre 5% e 10% do seu peso já pode reduzir os riscos de saúde relacionados com o peso, relacionados com a barriga muito redonda.
ATUALIZADO: 25.09.18